Categorias
Sem categoria

Surto de Toxoplasmose: Doença, Riscos e Prevenção

Desde o início de março, foi registrado um aumento do número de casos de toxoplasmose na cidade de São Paulo. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, já foram registrados 79 casos neste período. A hipótese que vem sendo estudada para explicar o aumento é que a contaminação teria ocorrido a partir de restaurantes e buffets em diferentes regiões da cidade.

A toxoplasmose é uma parasitose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii (T. gondii). Essa doença é assintomática na maior parte dos casos em que um indivíduo com sistema imunológico sadio é infectado.
Mesmo quando presentes, os sintomas são leves e semelhantes aos de uma gripe: linfonodos inflamados, cansaço, dores musculares e de cabeça. No entanto, há dois grupos de risco que podem estar relacionados com o desenvolvimento de uma forma mais grave da toxoplasmose: indivíduos com o sistema imunológico debilitado, e gestantes. Mulheres grávidas que nunca tiveram toxoplasmose não possuem anticorpos para combater o protozoário. Com isso, é possível que o protozoário vá até a placenta e chegue ao feto em desenvolvimento. Nesse caso, o feto poderá desenvolver a toxoplasmose, denominada toxoplasmose congênita, que pode, então, causar cegueira, miocardite, problemas pulmonares, confusão, convulsões e danos ao sistema nervoso

Gabriel Antonini, professor de biologia, abordou o conteúdo com mais detalhes no blog Dicas de Vestibular. Confira a matéria completa:
https://dicasdevestibular.blogosfera.uol.com.br/2019/06/19/surto-de-toxoplasmose-doenca-riscos-e-prevencao/

Categorias
Sem categoria

Dia do Meio Ambiente, Reciclagem e Ecologia: o que você precisa estudar para o Enem

Os temas sobre meio ambiente estão sempre em alta, são as chamadas pautas verdes, e além de aparecer na sua prova do Enem, ainda podem ser temas de redação.

Segundo Gabriel Antonini, professor de biologia do Anglo, o tema ecologia, que é o estudo relação entre os seres vivos com o ambiente, está presente no Enem todos os anos. Já o tema reciclagem tem baixa incidência.

“Na prova do ano passado, cinco das quinze questões de biologia trabalhavam de forma direta ou indireta a ecologia. Se analisarmos as questões de Biologia do Enem até o ano de 2017, cerca de 40% das questões trabalharam de alguma maneira esse tema”, confirma o professor.

Confira a matéria completa no site da revista Quero Bolsa:
https://querobolsa.com.br/revista/dia-do-meio-ambiente-reciclagem-e-ecologia-o-que-voce-precisa-estudar-para-o-enem